" Narciso, foste caluniado pelos homens,
por teres deixado cair, uma tarde, na água incolor,
a desfeita grinalda do teu sorriso.
Narciso, eu sei que não sorrias para o teu vulto, dentro da onda:
sorrias para a onda, apenas, que enlouquecera, e que sonhava
gerar no ritmo do seu corpo, ermo e indeciso,
a estátua de cristal que, sobre a tarde, a contemplava,
florindo-a para sempre, com o seu efêmero sorriso..."
Cecília Meireles
Cecília Meireles
Na mitologia grega, Narciso era um belo jovem, filho do deus-rio Cephisus e da ninfa Liriope. Apesar de atrair e despertar a cobiça das ninfas e donzelas, Narciso preferia viver só, pois não encontrava ninguém que julgasse merecer seu amor. E foi o seu desprezo pelos outros que o derrotou.
Quando Narciso nasceu, o adivinho Tirésias predisse que ele viveria muitos anos desde que não conhecesse a si mesmo. Cresceu, tornando-se cada vez mais admirado por sua beleza e todas querendo o seu amor.
Certo dia, enquanto descansava sob as sombras do bosque, a ninfa Ecos por ele se apaixonou. Ele a rejeitou. As outras ninfas, então, lançaram a uma maldição: "Que Narciso ame com a mesma intensidade, sem poder possuir a pessoa amada. Uma divindade punidora ouviu e atendeu ao pedido.
Um dia, ao inclinar-se para beber água numa fonte de águas clarinhas, Narciso viu sua própria imagem refletida e encantou-se por sua visão. Ficou fascinado. contemplava seu rosto, a beleza de seus olhos, seus cabelos, seus lábios e ficou extasiado. Por mais que quisesse não conseguia abraçar a imagem. Esgotado, deitou-se na relava e aos poucos seu corpo foi desaparecendo. Seu corpo virou uma miragem. No seu lugar, surgiu uma flor amarela que passou a chamar-se NARCISO.
"Narcisismo" ou "narcisista", popularmente, é referência para uma pessoa extremamente vaidosa, orgulhosa, arrogante. Não é difícil nos depararmos com pessoas assim, que exageradamente se consideram mais especiais que todo mundo, os mais bonitos, os mais inteligentes. Sentem necessidade de causar impacto, de chamar a atenção para si ou que, insistentemente, lhes falem sobre sua beleza física e, se assim não for ou se forem contrariados, agem com arrogância e rispidez. São, assim chamados de Narcisistas: quem com eles não concordar pode se frustrar, corre o risco de ser desclassificado e chamado de incapaz, recomendando sempre que esta pessoa se mire nele.
Psicanálise à parte e não é que conheço um cara bem assim? Só não sei se algum dia muda...até mesmo para flor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário